Portanto vale a pena indagar: se temos nos posicionado como um gestor
que interagem com todos e um professor que guia um aluno na viagem do
saber em direção ao conhecimento, ou temos tornado a sala de aula
como algo maçante, sendo o professor aquele que é o dono da
verdade, e do saber, o aluno está ali para aprender e aceitar as
regras sem reclamar e questionar. Bellan, (2008, p. 56) diz que: “O
papel do facilitador é apresentar informações através de técnicas
de ensino e criar um ambiente adequado para aprendizagem.” É nesse
momento que entra o professor facilitador, e está ali para guiar e
orientar e principalmente facilitar a aprendizagem dos seus alunos,
nesse momento é muito importante à troca de informações e
experiências através do diálogo promovendo o entusiasmo pela
aprendizagem compartilhada, motivando sempre para obter mais
conhecimento, através da interação entre professores e alunos.
Segundo Ávila (2008, p. 94-95)
Se esse modelo de educação tende ou não incentivar
o/a aluno/a pensar a raciocinar, tem-se como consequência um/a
aluno/a que dificilmente esclarecerá suas dúvidas ou questionará
aquilo que está “recebendo” como conhecimento.
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