Gestão Democrática

Na gestão democrática, a diretora da escola é uma pessoa flexiva, tem um bom diálogo com seus funcionários, trabalha sempre em equipe. Para Metz, (2011, pag. 123).
Em um modelo de gestão democrática, a função do diretor deixa de ser colocada como autoridade máxima e passa a ser compreendida como liderança participativa, isto é não cabe ele o diretor ditar regras e, sim, gerir aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos juntamente com sua equipe, fazendo com que a escola funcione em um clima de autonomia e participação”.

A gestão democrática inclui necessariamente a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos, através do Conselho Escolar nas decisões e ações administrativas e pedagógicas. É importante que a comunidade escolar reflita sobre a ação educativa que a escola desenvolve com base nas finalidades, nos objetivos e metas que a mesma define no Projeto Político Pedagógico. Para Santos (2011, p. 57) “No contexto educacional, a democracia deve ser o princípio norteador da prática pedagógica, configurando-se como fundamento das ações escolares.”
Gestor deve assumir o desafio de deter Como o conhecimento necessário de sua clientela real e potencial para que possa apresentar a qualidade de ensino. Não basta ter um bom currículo, se o gestor desconhece aonde pretende chegar e o que dispõe para alcançar os seus objetivos. A sistematização dos processos e das forças possibilita delinear um fio condutor para as ações previstas, o comportamento do grupo reflete na instituição e vice-versa, por isso esta deve investir no aprimoramento de seus quadros, desenvolver líderes, motivar o grupo, manter o nível de motivação, garantir a transparência dos processos e respeitar a diversidade sociocultural. “Gestão democrática é saber respeitar as diferenças e possibilitar que cada pessoa demonstre e seja entendida em suas necessidades e potencialidades.” (SANTOS. 2011, p. 137)

É muito importante que, o gestor (a), conheça o entorno social no qual seu projeto será implementado, para que possa prevenir futuros conflitos e assegurar o alcance de suas metas. O gestor, além do conhecimento, deve trabalhar para superar obstáculos de ordem subjetiva, cognitiva pois, lamentavelmente, a cultura em educação em nosso país ainda deixa a desejar.

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