Na gestão democrática, a diretora da escola é uma pessoa flexiva,
tem um bom diálogo com seus funcionários, trabalha sempre em
equipe. Para Metz, (2011, pag. 123).
“Em um modelo de gestão democrática, a função do
diretor deixa de ser colocada como autoridade máxima e passa a ser
compreendida como liderança participativa, isto é não cabe ele o
diretor ditar regras e, sim, gerir aspectos administrativos,
financeiros e pedagógicos juntamente com sua equipe, fazendo com que
a escola funcione em um clima de autonomia e participação”.
A gestão democrática inclui necessariamente a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos, através do Conselho Escolar nas decisões e ações administrativas e pedagógicas. É importante que a comunidade escolar reflita sobre a ação educativa que a escola desenvolve com base nas finalidades, nos objetivos e metas que a mesma define no Projeto Político Pedagógico. Para Santos (2011, p. 57) “No contexto educacional, a democracia deve ser o princípio norteador da prática pedagógica, configurando-se como fundamento das ações escolares.”
Gestor deve assumir o desafio de deter
Como o conhecimento necessário de sua clientela real e potencial
para que possa apresentar a qualidade de ensino. Não basta ter um
bom currículo, se o gestor desconhece aonde pretende chegar e o que
dispõe para alcançar os seus objetivos. A sistematização dos
processos e das forças possibilita delinear um fio condutor para as
ações previstas, o comportamento do grupo reflete na instituição
e vice-versa, por isso esta deve investir no aprimoramento de seus
quadros, desenvolver líderes, motivar o grupo, manter o nível de
motivação, garantir a transparência dos processos e respeitar a
diversidade sociocultural. “Gestão democrática é saber respeitar
as diferenças e possibilitar que cada pessoa demonstre e seja
entendida em suas necessidades e potencialidades.” (SANTOS. 2011,
p. 137)
É muito importante que, o gestor (a), conheça
o entorno social no qual seu projeto será implementado, para que
possa prevenir futuros conflitos e assegurar o alcance de suas metas.
O gestor, além do conhecimento, deve trabalhar para superar
obstáculos de ordem subjetiva, cognitiva pois, lamentavelmente, a
cultura em educação em nosso país ainda deixa a desejar.
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